A marca Nike foi criada depois de um projeto de MBA do americano Phil Knight que era um ex-atleta de pequenas maratonas. Phil cursava gestão administrativa em Standfort e queria conquistar uma fatia do mercado americano que era dominado pelos alemães. Ele resolveu importar do Japão onde a mão de obra era mais barata. Começou pelos tênis para atletismo. Mais tarde, em 1962, Phil acabou indo a Ásia para negociar a importação dos produtos com a empresa japonesa Tiger. Em 1971, surge nome: A jovem Carolyn Davidson, criou o simbolo para a marca por apenas 35 dólares que foi chamado de Swoosh. O verdadeiro nome surge logo depois. Neste mesmo ano, após sonhar com a Deusa grega “ Niké “ ( niqué ), que podia voar e correr com muita velocidade, Jeff Johnson, que era rival nas pistas de Phil, sugere o nome para a marca. Lançamento Oficial: Um ano depois, em 1972, em Oregon ( EUA ), a Nike apresentou seus modelos de performance e conquistou o quarto e o sétimo lugar na maratona. A alemã Adidas ficou com as 3 primeiras posições. Mesmo assim, neste mesmo ano, o Canadá foi o primeiro país estrangeiro a importar a novidade de tênis. Então, os modelos começaram a ser aperfeiçoados recebendo solas melhores com borrachas mais leves e flexíveis. Em 1976, nas eliminatórias das olimpíadas, várias promessas do atletismo usavam os tênis divulgando a marca. A empresa ganhou espaço internacional mesmo em 1978 quando entrou no mercado sul-americano e na Europa. Já na década de 80, mais precisamente em 1982, a Nike acertou contrato para fornecer material esportivo e patrocinar o time francês Paris Saint-Germain e já contava com uma linha com mais de 200 modelos de tênis e crescia a cada ano. Reposicionamento: Em 1993 e 94, a Nike passou por um período difícil após uma estratégia de crescimento. Phil Knight afirmou o seguinte: “ Decidimos que éramos uma empresa de artigos esportivos e não apenas de calçados “. Com isso focou-se no esporte como publico alvo desenvolvendo estratégias de Marketing nesta área e investiu em patrocínios individuais como o do golfista Tiger Woods. Em 2003, Phil comprou a All Star converse por mais de 300 milhões de dólares para ocupar um espaço onde a Nike não conseguia se fixar, que era dos tênis mais baratos. Em 2007, a Nike surpreendeu a todos com a compra da britânica Umbro por quase 600 milhões de dólares. Atualmente, a Nike fatura cerca de 16 bilhões de dólares por ano e investe cerca de 1,6 bilhões de dólares em marketing e contratos com os principais clubes, seleções e atletas do planeta. Podemos citar algumas seleções de futebol como Brasil, Portugal, França, Turquia, Coréia do Sul, alguns clubes como o Barcelona, Manchester United, Inter de Milão, Juventus, Atlético de Madrid, Arsenal, Boca Juniors, Santos, Internacional de Porto Alegre, entre outros. Também banca atletas como Ronaldinho Gaúcho, Tiger Woods ( golf ), Neymar, Anderson Varejão ( basquete ), Droga, Carlos Boozer ( basquete ), Cristiano Ronaldo, Gabriel Medina ( surf ), além do contrato vitalício que fez com Ronaldo fenômeno. Hoje em dia, ela “produz” desejos e sentimento de vitória pois quando você compra algum produto da Nike, você “compra” também um sentimento de vitória mesmo que você não pratique esportes.

Marcas

Busque pelo preço